A perícia é um exame técnico de caráter especializado. Na Engenharia ela é de fundamental importância para a segurança do usuário de edificações, já que através dela é feita a prevenção de possíveis desastres. Isso é feito por meio de laudos e estudos aprofundados que detectam o grau de comprometimento de estruturas.
Sobre a perícia, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os resultados das perícias são muito utilizados no meio judicial, para apurar responsabilidades e corrigir problemas, é usual o chamamento dos peritos, não só para apurar as causas, como também para darem seus pareceres sobre as medidas técnicas corretivas ou de avaliação posterior e são diagnósticos.
B) Os leigos e neófitos, entretanto, costumam denominar todas as ferramentas de investigação e essas medidas posteriores de perícia, confundindo diagnóstico com ferramentas de investigação técnica, avaliação ou medidas de correção técnica.
C) A perícia resulta exclusivamente no diagnóstico final e completo do evento, podendo ser conceituada como a investigação técnica que determina a origem, o mecanismo de ação e causa de um fato, condição ou direito relativo a uma construção.
D) investigação técnica vai determinar se a origem do fato que levou a perícia é endógena (projeto, execução e materiais), exógena (fatores externos), natural (clima) e funcional (degradação e uso intenso), cabendo ressaltar que a determinação da origem precede a os diagnósticos do mecanismo de ação e causa.
E) As perícias de engenharia na construção civil podem ser diretas ou indiretas. São diretas quando os exames se desenvolvem à distância, por meios digitais ou através da análise de documentos retrospectivos do caso em estudo ou indiretas quando os exames técnicos recaem diretamente no objeto, fato ou condição em estudo.