As Infecções de trato urinário (ITUs) são mais frequentes nas mulheres, sendo estimado que cerca de metade das mulheres terão ao menos um episódio de ITU ao longo da vida. Um número bem mais restrito de mulheres desenvolve quadros cronicamente recorrentes de ITUs, dando origem à condição conhecida como ITU recorrente, ou ITU de repetição, sendo FALSA a afirmativa:
A) Para seu diagnóstico há que registrar-se mais de 5 episódios de infecção no curso de 12 meses, ou 3 episódios em seis meses, sem necessidade de demonstração de resolução após cada tratamento.
B) O hipoestrogenismo observado na menopausa provoca alterações na microbiota e atrofia da mucosa vaginal, com perda de lactobacilos e elevação do pH do meio, fatores que se relacionam com um maior risco de colonização vaginal e infecções ascendentes.
C) Incontinência urinária e disfunções miccionais com a presença de um esvaziamento vesical lento ou incompleto, e de resíduos pós-miccionais superiores a 30mL, se associam a um maior risco de quadro recorrentes de ITU.
D) Urolitíase pode estar associada a quadros recorrentes de ITU.
E) Mulheres sexualmente ativas estão sob maior risco de desenvolverem ITU.