O câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil. O exame preventivo tem grande valor no diagnóstico precoce. A seguinte afirmação é FALSA:
A) Mulheres imunossuprimidas, como as infectadas pelo HIV, ou em uso de imunossupressores, devem ser encaminhadas para colposcopia após o primeiro exame citopatológico mostrando LSIL (lesão intraepitelial de baixo grau).
B) Mulheres com alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2 tem risco aumentado para o câncer cervical.
C) Nos exames preventivos, para mulheres com mais 64 anos de idade e que nunca realizaram o exame citopatológico, deve-se realizar dois exames com intervalo de um a três anos.
D) As mulheres com história de lesões pré-neoplásicas retornam ao rastreio trienal ao apresentarem dois exames de controle citológicos semestrais normais.
E) Na presença de lesões suspeitas vegetantes ou ulceradas no colo do útero, a citologia, nesses casos, pode não identificar a presença de células neoplásicas devido à necrose tecidual.