O sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade, sobretudo as desnutridas. Filhos de mães imunes recebem anticorpos transmitidos pela via transplacentária. Essa imunidade é transitória e pode perdurar até o final do primeiro ano de vida, razão pela qual pode haver interferência na resposta à vacinação em menores de 12 meses de vida. No Brasil, cerca de 85% das crianças perdem esses anticorpos maternos por volta dos 9 meses de idade. A respeito desta doença, ê INCORRETO afirmar-se que:
A) Período de infecção dura cerca de 7 dias, iniciando-se com período prodrômico, quando surge a febre, acompanhada de tosse, coriza, conjuntivite e fotofobia.
B) 2º ao 4º dia desse período, surge o exantema cutâneo maculopapular morbiliforme de coloração vermelha de direção cefalocaudal.
C) Febre por mais de 3 dias, após o aparecimento do exantema, é um sinal de alerta e pode indicar o aparecimento de complicações.
D) As manchas de Koplic aparecem após o desaparecimento do exantema, indicando complicações respiratórias.
E) É imprescindível assegurar a coleta de amostras de sangue de casos suspeitos, sempre que possível, no primeiro atendimento ao paciente, e a detecção viral em amostras de urina e swabs combinados da orofaringe e da nasofaringe.