Um diretor educacional de uma escola de Ensino Fundamental é reconhecido entre os seus pares pelo cumprimento de suas tarefas burocráticas legais. Entretanto, mantém uma postura de distanciamento das atividades curriculares, reuniões pedagógicas e de pais. Alega que essas atividades são de competência da coordenação pedagógica e do corpo docente da escola. Em relação ao assunto, assinale a alternativa correta.
O diretor educacional tem uma atitude coerente ao delegar tarefas e não interferir no trabalho do coordenador pedagógico. Afinal, a área pedagógica não é de incumbência da direção da escola.
A atitude do diretor é parcialmente coerente, visto que, embora articule as ações da equipe educacional, as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino-aprendizagem são divididas conforme hierarquia e o diretor deve apenas estar ciente, não se envolvendo diretamente com tais assuntos.
Articular as ações da equipe educacional implica acompanhar todas as ações pedagógicas que garantem a efetivação do processo de ensino e de aprendizagem e a construção do conhecimento, atribuições do cargo de diretor educacional, previstas no Projeto Pedagógico da Escola.
Uma gestão democrática requer uma postura de laissez-faire por parte do diretor educacional, ou seja, deixar os profissionais livres para fazerem o que acharem pertinente dentro do âmbito escolar.
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