Nos últimos anos, inúmeras ações governamentais e não governamentais têm buscado interferir nos níveis de Anemia Ferropriva na população. Apesar de diferentes intervenções com o uso de medidas profiláticas, educativas, modificações ambientais e um maior interesse político, os índices de anemia seguem muito altos. (Sociedade Brasileira de Pediatria, 2018) Sobre a Anemia Carencial Ferropriva, é INCORRETO afirmar que:
A) A anemia ferropriva (diminuição sanguínea da hemoglobina e hematócrito e alterações hematimétricas) é o estágio final da deficiência de ferro.
B) A depleção de ferro ocorre de forma progressiva, de acordo com a extensão e a rapidez da instalação.
C) Em se tratando de reposição parenteral de ferro, a via intramuscular é melhor que a intravenosa devido a apresentar menos complicações.
D) Na avaliação do hemograma, leucopenia e plaquetose também podem ser indicativos do quadro de anemia e devem ser considerados.
E) No tratamento medicamentoso, o ferro é mais bem absorvido como sal ferroso (Fe++) num ambiente levemente ácido, por isso a indicação de tomá?lo com meio copo de suco de laranja.