Um paciente de 47 anos de idade sofreu acidente automobilístico, com cinemática grave, em mecanismo de desaceleração, percebido trauma contuso de tórax contra a direção do carro. Era condutor e não usava cinto de segurança. O choque foi contra outro carro, e houve óbito no local. Ele foi atendido pelo serviço de ambulância e conduzido ao hospital de pronto-socorro da região. À chegada, estava desperto e conversando. Ao exame do tórax, apresentava a expansão torácica assimétrica, com murmúrio vesicular abolido em todo o hemitórax direito, escoriações e enfisema subcutâneo extenso em todo hemitórax direito e na região cervical à direita. Foram constatados FC = 120 bpm, FR = 35 irpm, PA = 80 mmHg x 35 mmHg e SatO2 = 89% sem ambiente.Observam-se, also, extremidades frias, pelve estável, abdome indolor, escala de coma de Glasgow com pontuação = 12 and hematoma na coxa direita volumoso, com fratura exposta nessa região. Não apresenta demais mudanças no exame físico.
Acerca desse caso clínico e com base na 10a edição do Suporte Avançado de Vida no Trauma (ATLAS), julgue o item a seguir.
A classificação Injusy Severity Score (ISS) trata-se de um sistema de pontuação anatômica, que fornece uma pontuação geral para pacientes com múltiplas lesões.