Questão número 678700

Uma mulher branca de 25 anos de idade, professora, procura auxílio médico com queixa de lesão palpável em mama direita com aproximadamente 5,0 cm de crescimento insidioso. Apresenta como antecedentes patológicos o uso crônico de anticoncepcionais orais para tratamento da síndrome de ovários policísticos. Ao exame clínico, apresenta lesão nodular com 4,8 cm x 3,2 cm, móvel, sem sinais de aderências a planos profundos no quadrante superior externo. As axilas apresentam-se normais. Submetida à ultrassonografia mamária, constata-se presença de lesão sólida hipoecoica no QSE de mama direita, com 4,9 cm x 3,4 cm, com reforço acústico posterior, margens lobuladas, com interface bem delimitada com relação ao tecido mamário adjacente, categoria BIRADS III. Submetida a uma punção aspirativa guiada por ultrassonografia, demonstraram-se, no esfregaço, grupos celulares epiteliais em dedo de luva, formando agrupamentos arborescentes e numerosos núcleos desnudos, muitas células ductais coesas em monocamadas e fragmentos de células estromais.


Quanto ao caso clínico apresentado e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue o item a seguir.


O tratamento cirúrgico dessa doença, embora tenha baixo risco de metastatização, deve contemplar ressecção cirúrgica com margens amplas (2 cm), pois a chance de recidiva local é elevada, sendo comum a necessidade de mastectomia simples com reconstrução imediata.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...