A anticoncepção de emergência (AE) é um importante método anticonceptivo para prevenção de gestação inoportuna ou indesejada decorrente de violência sexual, relação sexual eventualmente desprotegida ou falha na anticoncepção de rotina. Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
A) O método, também conhecido por pílula do dia seguinte, ou ainda como anticoncepção pós-coital, utiliza compostos hormonais concentrados e atua por curto período de tempo nos dias seguintes da relação sexual.
B) Pode ser realizada através do Método de Yuzpe que consiste na administração de pílulas anticoncepcionais combinadas, compostas de um estrogênio e um progestágeno sintéticos, administradas até 24h após a relação sexual desprotegida.
C) Outra forma de realizar a AE é com o uso exclusivo de progestágeno, o levonorgestrel. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a dose única de 1,5 mg de levonorgestrel é tão segura e eficaz como duas doses de 0,75 mg separadas em intervalo de 12 horas.
D) Há evidentes vantagens do levonorgestrel sobre o método de Yuzpe. Como não contém estrogênios, o método do levonorgestrel está isento de efeitos colaterais e contraindicações relativas a esses medicamentos.