A infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e sua manifestação clínica em fase avançada, ou síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids), ainda representam um problema de saúde pública de grande relevância na atualidade, em função do seu caráter pandêmico e de sua transcendência.
Sobre o assunto, é INCORRETO afirmar que:
A) Os indivíduos infectados pelo HIV, sem tratamento, evoluem para uma grave disfunção do sistema imunológico, à medida que vão sendo destruídos os linfócitos T CD4+, uma das principais células alvo do vírus.
B) O HIV pode ser transmitido por via sexual (esperma e secreção vaginal), pelo sangue (via parenteral e de mãe para filho) e pelo leite materno. Desde o momento da aquisição da infecção, o portador do HIV é transmissor.
C) Os indivíduos com infecção muito recente (infecção aguda) ou imunossupressão avançada têm menor concentração do HIV no sangue (carga viral baixa) e nas secreções sexuais, diminuindo a transmissibilidade do vírus.
D) O portador da infecção pelo HIV pode apresentar sinais e sintomas inespecíficos de intensidade variável, além de processos oportunistas de menor gravidade, conhecidos como complexo relacionado à Aids (ARC).