Algumas Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) possuem altas taxas de incidência e prevalência, apresentam complicações mais graves em mulheres e facilitam a transmissão do HIV. Podem, ainda, estar associadas a culpa, estigma, discriminação e violência, por motivos biológicos, psicológicos, sociais e culturais. (Ministério da Saúde, 2015)
Sobre as IST, é CORRETO afirmar que:
A) A Candidíase vulvovaginal e a vaginose bacteriana são infecções sexualmente transmissíveis que causam corrimento vaginal.
B) A hepatite viral E é uma infecção de transmissão parenteral, predominantemente, pela via sexual. A transmissão vertical também pode ocorrer, e ocasiona uma evolução desfavorável, com maior chance de cronificação.
C) A gonorreia pode apresentar formas diferentes da enfermidade, abrangendo regiões não-genitais (faringite, osteoartrite, conjuntivite, periepatite etc.).
D) A sífilis latente é uma das variantes clínicas da sífilis em se observam sinais e sintomas clínicos exacerbados. O diagnóstico é realizado exclusivamente por meio de testes imunológicos.