Paciente do sexo masculino, 29 anos, procura atendimento médico na UBS com quadro de lombalgia direita intensa tipo cólica, há 02 horas, com irradiação para região inguinal ipsilateral, associada a hematúria, náuseas e dois episódios de êmese. Ao exame físico: T = 36,8°C, FC = 108 bpm, FR = 20 irpm, PA = 140 x 80. Palpação abdominal sem alterações e dor à percussão do ângulo costovertebral direito. Considerando a principal hipótese diagnostica, assinale a alternativa correta:
A) Hioscina, por usa efetividade neste tipo de situação, é o tratamento farmacológico de primeira escolha.
B) Pela ausência de febre ou anúria, não se exige internação hospitalar, podendo o caso ser conduzido inicialmente em nível ambulatorial.
C) Como não se tem um diagnóstico fechado, o uso de opiáceos está contraindicado até que se tenha o resultado dos exames de imagem.
D) O paciente deve ser encaminhado uma vez que os dados clínicos são suficientes para se concluir pela necessidade de realizar a litotripsia extracorpórea.
E) Radiografia simples deve ser solicitada, pela maior acessibilidade e por ter sensibilidade e especificidade semelhantes à ultrassonografia e à tomografia computadorizada.