Idoso de 81 anos, portador de demência leve, recebe visita domiciliar médica acompanhado de sua filha, a qual relata rebaixamento do nível de consciência há 02 dias. Ao exame físico, estado geral regular, sonolento, desorientado no tempo e no espaço, afebril, acianótico, anictérico. PA = 130 x 80 mmHg, FC = 106 bpm, FR = 24 irpm. Ausculta pulmonar e cardíaca normais. Diante do quadro, qual seria a melhor hipótese e conduta dentre as opções abaixo?.
A) A hipótese mais provável é delirium e o paciente deve ser encaminhado para serviço de urgência para investigação causal e tratamento do quadro clínico de base.
B) A hipótese mais provável é infecção do trato urinário. Deve-se prescrever levofloxina 500mg por via oral associado a quetiapina 25mg.
C) A hipótese mais provável é de agravamento do quadro demencial associado a síndrome de imobilidade. Iniciar donepezila 5mg e quetiapina 25mg/dia.
D) A hipótese mais provável é de acidente vascular encefálico. Exclui-se a possibilidade de pneumonia. Prescrever antiplaquetário e encaminhar para neurologista.
E) A hipótese mais provável é de delirium como desdobramento do quadro demencial, estando indicado o tratamento com quetiapina 25mg/dia.