Na Síndrome Coronariana Aguda (SCA), ocorre um desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio e de nutrientes nas células miocárdicas. Em relação ao tratamento anti-isquêmico da SCA, é INADEQUADA a seguinte afirmação:
A) Os antagonistas dos canais de cálcio (ACC) não devem ser utilizados para tentar controlar sintomas isquêmicos refratários em pacientes já em uso de nitratos e betabloqueadores em doses adequadas.
B) O ACC podem ser usados para tentar controlar sintomas isquêmicos refratários em pacientes que não toleram o uso de betabloqueadores e nitratos, e no caso de angina vasoespástica.
C) Os nitratos promovem vasodilatação e aumento da circulação colateral coronariana, além de inibirem a agregação plaquetária.
D) Os Inibidores da Enzima de Conversão da Angiotensina (IECA) e os Antagonistas da Aldosterona são utilizados nos pacientes com SCA que evoluem com disfunção ventricular esquerda (DVE).
E) Os Bloqueadores dos Receptores A1 da Angiotensina II são utilizados nos pacientes com SCA que evoluem com DVE, hipertensão arterial e diabetes.