A Política Nacional de Medicamentos afirma que o processo indutor do uso irracional e desnecessário de medicamentos e o estímulo à automedicação presentes na sociedade brasileira:
A) são influenciadas pelos indicadores demográficos, os quais têm demonstrado clara tendência de aumento na expectativa de vida ao nascer.
B) são prevalentes das doenças crônicodegenerativas, aumentando a morbimortalidade decorrente da violência, especialmente dos homicídios e dos acidentes de trânsito.
C) englobam estabelecimentos públicos e o setor privado de prestação de serviços, incluindo desde unidades de atenção básica até centros hospitalares de alta complexidade.
D) é formado por aqueles com renda acima de 10 salários mínimos, que corresponde a 15 por cento da população e consomem 48% do mercado total e tem uma despesa média anual de 193,40 dólares per capita
E) são fatores que promovem um aumento na demanda por medicamentos, requerendo, necessariamente, a promoção do seu uso racional mediante a reorientação destas práticas e o desenvolvimento de um processo educativo tanto para a equipe de saúde quanto para o usuário.