O programa de controle de infecção hospitalar compreende um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de reduzir ao máximo possível a incidência de infecções hospitalares. Sobre ações importantes para a prevenção e controle das infecções hospitalares pode-se inferir que:
A) Apesar de altamente relevante a existência da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), em serviços hospitalares é facultativa.
B) As luvas de látex em procedimentos que envolvam o contato com mucosas, sangue ou outros fluídos corpóreos, secreções ou excreções, exclui o ato de lavagem das mãos, pois a barreira de contato promovida pelo seu uso é suficiente para evitar a propagação dos microrganismos.
C) A lavagem correta das mãos antes e depois da realização de procedimentos é isoladamente, a ação mais simples e importante para a prevenção e controle das infecções hospitalares
D) Em serviços de saúde, o uso de solução alcoólica (álcool em gel) pode substituir o uso de lavatórios e pias com agua corrente.
E) A microbiota presente na flora da boca e da pele do paciente, não é um fator associado á etiologia de infecções hospitalares