Apesar dos avanços tecnológicos, pacientes submetidos ao ato anestésico-cirúrgico ainda têm complicações nas feridas operatórias. Essas feridas são classificadas como agudas e realizadas de modo a reduzir os riscos de complicações. Têm tendência á regressão e completa em um prazo esperado. No entanto, podem se tornar complexas e crônicas quando apresentam complicações no processo de cicatrização. Dessa forma, alguns cuidados são necessários para o procedimento de retirada de pontos. Verifique as assertivas e selecione a opção CORRETA.
I. Observar a ferida cirúrgica, identificando a presença de afastamento, secreção, inflamação, sinais de infecção e pontos inclusos.
II. Realizar a antissepsia da pele com álcool a 70%, e lavar com soro fisiológico 0,9% antes e após a retirada de pontos.
III. Recomenda-se que a retirada dos pontos ocorra de modo intercalado (1º ponto, depois 3º ponto, depois 5º ponto e assim por diante).
IV. Recomenda-se separar uma gaze e deixá-la próxima a ferida cirúrgica, tendo como finalidade a conferência dos fios de sutura retirados, contando-os e verificando se saíram por completo.
A) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.
B) Somente assertivas II e III estão corretas.
C) Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
D) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
E) Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.