Enfermagem e promoção da saúde
Adaptado. Fortaleza CE, 2013. Disponível em: https://bit.ly/2UcBaiV.
No sentido amplo de promoção da saúde, a enfermagem constitui um campo de ação estratégico no Sistema Único de Saúde brasileiro. A liderança para articular a equipe de saúde, tanto na atenção primária (com os auxiliares e técnicos de enfermagem e com os agentes comunitários de saúde), como na atenção secundária e terciária (sem o segundo agente), permite ao enfermeiro a possibilidade de valorizar as competências individuais desses membros, de modo a facilitar a interação com o foco de cuidado, que é o paciente.
Sabe-se, porém, que esse modo de cuidar, embora seja constantemente discutido em ambiente de ensino aprendizagem de futuros enfermeiros, não implica que toda categoria esteja trabalhando com tais preocupações e atenção. A integralidade do cuidado à saúde por certo contribuirá para reduzir o hiato que existe entre discurso e prática de parte da categoria de enfermeiros, que diz ser o profissional que mais tempo permanece ao lado do paciente/cliente, dando-lhe cuidado integral e humanizado, mas que, na prática, envolve-se mais com atividades administrativas gerenciais.
Leia o texto 'Enfermagem e promoção da saúde' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:
I. O texto leva o leitor a entender que a integralidade do cuidado à saúde não contribui para reduzir o hiato que existe entre o discurso sobre a humanização na saúde e a prática profissional de toda a categoria de enfermeiros.
II. O texto procura destacar que o trabalho do enfermeiro na atenção primária está relacionado a profissionais como os auxiliares e técnicos de enfermagem e com os agentes comunitários de saúde.
III. O texto sugere que, no sentido amplo de promoção da saúde, a enfermagem constitui um campo de ação pouco estratégico no Sistema Único de Saúde, ao mesmo tempo em que seus profissionais costumam ser pouco qualificados.
Marque a alternativa CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...