Biossegurança
A biossegurança é uma área de conhecimento relativamente nova, que impõe desafios à gerência de qualidade dos produtos das empresas públicas e privadas, especialmente aquelas que investem em pesquisa básica e na prestação de serviços em saúde e diversos outros setores.
A biossegurança designa não propriamente uma disciplina, em sentido estrito, mas um campo de conhecimentos e um conjunto de práticas e ações técnicas, com preocupações sociais e ambientais, destinados a conhecer e controlar os riscos que o trabalho científico pode oferecer ao ambiente e à vida.
A biossegurança no Brasil só se estruturou, como área específica, nas décadas de 1970 e 1980, mas desde a instituição das escolas médicas e da ciência experimental, no século XIX, vêm sendo elaboradas noções sobre os benefícios e riscos inerentes à realização do trabalho científico, em especial nos ambientes laboratoriais.
Biossegurança: um enfoque histórico através da história oral. Hist. Cienc. Saúde Manguinhos; vol. 7; nº 1; Rio de Janeiro Mar./jun. 2000. A. B. Sá Almeida; M. B. M. Albuquerque. Disponível em: https://bit.ly/2IlP6Vy. Com adaptações.
Leia o texto 'Biossegurança' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:
I. O texto procura destacar que a biossegurança designa um campo de conhecimentos e um conjunto de práticas e ações técnicas, com preocupações sociais e ambientais, não propriamente uma disciplina, em sentido estrito.
II. A biossegurança afeta o trabalho de entidades que investem em pesquisa básica e na prestação de serviços em saúde e diversos outros setores, conforme sugere o texto.
Marque a alternativa CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...