Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca pôr em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de poder, trabalho e afeto que, muitas vezes, produzem atitudes e experiências desumanizadoras, que inibem a autonomia e a corresponsabilidade dos profissionais de saúd e no res pectivo trabalho e dos usuários no cuidado de si.
Quanto à Política Nacional de Humanização (PNH), julgue os itens a seguir.
A PNH discorre que a cogestão ocorre ao ouvir a queixa do usuário, considerando as preocupações e angústias dele, fazendo uso de uma escuta qualificada que possibilite analisar a demanda, colocando os limites necessários e garantindo a atenção integral, resolutiva e responsável por meio do acionamento e da articulação das redes internas dos serviços.