Pedagogia - Desenvolvimento Histórico das Concepções Pedagógicas - Comissão Técnica Concursos - UNIMONTES (COTEC) - 2015
Magda Becker Soares, em seu texto Letramento: um tema em três gêneros, assim se expressa: (...) o nível de letramento de grupos sociais relaciona-se fundamentalmente com as suas condições sociais, culturais e econômicas. É preciso que haja, pois, condições para o letramento. Nessa perspectiva, a autora expõe as condições de que fala:
I - Que haja escolarização real e efetiva da população. (...) Mais pessoas sabendo ler e escrever passam a aspirar a um pouco mais do que simplesmente aprender a ler e a escrever.
II - Que haja disponibilidade de material de leitura. (...) Não há material impresso posto à disposição; não há livrarias; o preço dos livros e até dos jornais e revistas é inacessível; há um número muito pequeno de bibliotecas.
III - Ensinar a ler e a escrever é condição suficiente para que os alfabetizados fiquem imersos em um ambiente de letramento.
IV - Basta que haja boas bibliotecas, material impresso adequado para que todas as pessoas alfabetizadas busquem o letramento; não importa a que classe pertençam nem o tempo que demorem para, a partir da alfabetização, ter acesso a esses bens.
Conforme a autora, estão CORRETAS as afirmativas dos incisos
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...