A rede de frio, ou cadeia de frio processo de armazenamento, conservação, manipulação, distribuição e transporte dos imunobiológicos do Programa Nacional de Imunizações deve garantir as condições adequadas de refrigeração desde o laboratório produtor até o momento em que a vacina é administrada.
Em relação às características e cuidados que devem ser adotados em relação às caixas térmicas de uso diário na sala de vacinação, é incorreto afirmar:
A) As caixas devem ser fabricadas de poliuretano, capacidade mínima de 12 litros, com bobinas reutilizáveis ambientadas à 0 ºC nas laterais internas e termômetro com o sensor posicionado no centro.
B) Os imunobiológicos devem ser acomodados no centro da caixa em recipiente plástico para melhor organização e identificação.
C) A caixa térmica deve ser produzida para resistir à luz solar direta e fontes de calor, dessa forma não haverá restrições quanto ao seu posicionamento.
D) Deve-se lavar e secar cuidadosamente as caixas regularmente, mantendo-as abertas até que estejam completamente secas e guardá-las abertas e em local ventilado.