Os estudos de Barp M. Carneiro VSM; Amaral KVA; Pagotto V e Malaquias SG (2018) revelam que o Enfermeiro tem papel relevante na avaliação e prevenção do Tromboembolismo Venoso (TEV). Dentre as atribuições desse profissional está a seguinte:
A) o enfermeiro realiza a avaliação de risco de TEV, intervenções mecânicas e físicas e ensina os pacientes sobre TEV.
B) o enfermeiro, enquanto líder da equipe de enfermagem, é o responsável primário pela prevenção do TEV, cria as metas de cuidados, controla e avalia o desempenho da equipe multiprofissional com relação às ações realizadas e reprograma novas ações em casos de necessidade.
C) o enfermeiro deve elaborar e seguir um fluxo de cuidados estabelecido em protocolo assistencial para prevenção de TEV. Quanto mais rigoroso e complexo for esse fluxo de avaliação de risco dos pacientes internados, maiores serão a adesão dos profissionais e a garantia dos cuidados de prevenção de TEV.
D) o enfermeiro deve elaborar planos de cuidados para prevenção de TEV somente nos períodos trans e pós-operatório recente ou nos casos de traumas, pois estudos mostram que 60% dos casos provêm de pacientes hospitalizados em pós-operatório.