Considerando que pacientes, familiares e acompanhantes são parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde, o enfermeiro, durante suas atividades de educação em saúde junto aos pacientes internados, seus familiares e a equipe de saúde, deve orientá-los que
A) o uso correto de antimicrobianos em ambiente domiciliar não previne as infecções relacionadas a assistência à saúde (IRAS) causadas por microrganismos multirresistentes.
B) a responsabilidade por instituir as medidas para prevenir riscos e reduzir os danos aos pacientes nos serviços de saúde é de competência exclusiva da Vigilância Sanitária.
C) as superfícies e equipamentos, como mesas de cabeceira, bombas de infusão e estetoscópio, não são contaminados por microrganismos multirresistentes.
D) os pacientes transferidos de outros hospitais devem ser colocados em precaução de contato.
E) no pós-operatório, após a alta hospitalar, sinais como dor, sensibilidade e vermelhidão no local da cirurgia são condições esperadas e que devem ser comunicadas ao médico no seu retorno ambulatorial, não havendo caráter de urgência.