Sigilo profissional trata da manutenção de segredo para informação valiosa, cujo domínio de divulgação deve ser fechado, ou seja, restrito a um cliente, a uma organização ou a um grupo. Diz-se que o sigilo profissional vai até o limite da transgressão de uma Lei, ou seja, o profissional deve guardar todas as informações a que tiver acesso, ou vir a tomar conhecimento, em razão de sua atividade profissional, mas aquelas que não são criminosas, sob pena de ser enquadrado em algum crime contra a sociedade. Em relação ao código de ética de enfermagem, na abordagem de sigilo profissional definindo direitos e deveres, assinale a alternativa CORRETA.
A) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. A exceção no caso de paciente menor de idade, em que a revelação do sigilo deve ser informada aos pais e demais profissionais envolvidos no cuidado.
B) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. Em atividade multiprofissional, o fato sigiloso poderá ser revelado quando necessário à prestação da assistência.
C) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. Quando o profissional for intimado como testemunha, o mesmo deverá comparecer perante a autoridade e revelar o segredo, sendo protegido por lei neste caso.
D) Cabe ao profissional de enfermagem manter segredo sobre o fato sigiloso de que tenha conhecimento em razão de sua atividade profissional. O segredo poderá ser revelado em caso de falecimento da pessoa envolvida.