O modelo de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS) é descentralizado. Ou seja, Governo Federal (União), Estados e Municípios dividem a responsabilidade de forma integrada, garantindo o atendimento de saúde gratuito a qualquer cidadão através da parceria entre os três poderes.
Assinale a alternativa correta acerca da atenção à saúde.
A) A Atenção Primária é constituída pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), pela Equipe de Saúde da Família (ESF) e pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).
B) O nível intermediário de atenção fica a encargo dos serviços especializados em nível ambulatorial e hospitalar, com densidade tecnológica intermediária entre a atenção primária e a terciária, historicamente interpretada como procedimentos de média complexidade.
C) O nível secundário da atenção à saúde é representado pelo SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), pelas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), e pelo atendimento de média e alta complexidade feito nos hospitais.
D) A atenção primária compreende serviços médicos especializados, de apoio diagnóstico e terapêutico e atendimento de urgência e emergência.
E) Atenção secundária ou alta complexidade designa o conjunto de terapias e procedimentos de elevada especialização. Organiza também procedimentos que envolvem alta tecnologia e/ou alto custo, como oncologia, cardiologia, oftalmologia, transplantes, parto de alto risco, traumato-ortopedia, neurocirurgia, diálise (para pacientes com doença renal crônica), otologia (para o tratam ento de doenças no aparelho auditivo).