A pericardite consiste em inflamação do pericárdio, que é o saco membranoso que envolve o coração. Pode ser uma doença primária, ou pode se desenvolver durante diversos distúrbios clínicos e cirúrgicos.
A respeito do manejo de enfermagem na pericardite, analise os itens e assinale a alternativa CORRETA:
A) Instruir o cliente a restringir as atividades até que a dor cesse. À medida que a dor torácica e o atrito diminuem, as atividades da vida diária podem ser retomadas gradualmente. Entretanto, se a dor, a febre ou o atrito recidivarem, as restrições das atividades têm de ser retomadas.
B) Avaliar a resolução da taquicardia, febre e quaisquer outras manifestações clínicas. A avaliação cardiovascular concentra-se nos sinais e sintomas de insuficiência cardíaca e arritmias.
C) Orientar o cliente a evitar o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas. Além disso, encoraja o cliente a ler os rótulos dos produtos, especialmente medicamentos de venda livre, tais como remédios para a tosse, tendo em vista que estes produtos podem conter álcool, cafeína, efedrina e epinefrina, que podem provocar arritmias e outros sintomas.
D) Aferir a frequência cardíaca, a pressão arterial e a frequência respiratória do cliente; comparar estes resultados aos dados anteriores e anota quaisquer alterações. Os sons cardíacos e pulmonares são auscultados, e os pulsos periféricos palpados.
E) Monitorar a temperatura do cliente, pois o cliente pode apresentar febre durante semanas. Quando prescrito administrar antibióticos, antifúngicos ou antivirais, ou instrui o cliente a administrá-los, conforme prescrito. Os clientes precisam de líquido suficiente para manter a sua urina amareloclara.