Pedagogia - Processo de ensino-aprendizagem - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2012
Sobre experiências colegiadas, Abranches afirma: É indispensável apontar que, para alcançar esse estágio na participação da comunidade, muito trabalho foi realizado, tanto no sentido de incentivar os pais a superar seus medos e suas próprias limitações, quanto para romper as resistências das pessoas que não acreditavam ou não queriam a inclusão dos pais nas decisões da escola.
Essa experiência revela queos indivíduos entram em contato com as estruturas burocráticas do poder público, incluindo a correlação de forças, e se tornam integrados a esta dinâmica.
a construção do espírito de grupo surge quando os pais reconhecem o trabalho como uma tarefa coletiva, sentem o compromisso e a representação sobre as decisões tomadas e passam a solicitar dos colegiados informações necessárias.
a inserção dos indivíduos em estruturas colegiadas propicia um aprendizado, possuindo principalmente direitos deliberativos.
cada participante, por meio de uma metodologia adequada, pode objetivar o início do processo participativo e de inserção.
a formação da participação coletiva, nos colegiados, pode garantir opiniões formadas pelo próprio membro da instância escolar como único porta voz do grupo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...