A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido á existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas. Existe a possibilidade de infectarem. Muitas vezes observa-se uma inflamação (dermatite) em redor da úlcera de perna venosa.
Sobre as úlceras de perna venosas, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:
A) A maioria das úlceras de perna, cerca de 80%, são causadas por doença venosa (úlceras de perna venosas) e cerca de 20% são de origem arterial (úlceras de perna arteriais) ou mista.
B) Se não for tratada corretamente, uma úlcera de perna pode evoluir para uma ferida crónica que requer um período de cicatrização mais longo (por vezes ultrapassa os 6 meses), e tem tendência para ser recorrente.
C) A causa das úlceras de perna venosas é a insuficiência venosa que ocorre devido á existência de danos nas válvulas das veias de maior calibre. As úlceras de perna venosas podem ser indolores, no entanto, algumas são bastante dolorosas.
D) Apesar de ser um problema relacionado a circulação, as pessoas com veias varicosas não representam maior risco de desenvolverem úlceras de perna venosas.
E) Caso se encontre em risco de desenvolver úlceras de perna venosas, algumas medidas simples podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver esta patologia, por exemplo a utilização de meias de compressão, a perda de peso e os cuidados com a pele.