A Resolução COFEN nº 0543/2017 estabelece parâmetros para o dimensionamento do quadro de profissionais de Enfermagem nas unidades assistenciais de saúde. Nessa perspectiva, é necessário que o Enfermeiro reconheça na Legislação de sua profissão o que discorre sobre esse tipo de classificação e sua importância em relação à gestão de recursos humanos nas unidades assistenciais de saúde, atentando-se às Boas Práticas em Saúde.
Assinale a alternativa CORRETA, que trata da classificação do paciente e sua definição em relação ao dimensionamento do pessoal de enfermagem nas unidades assistenciais:
A) Paciente em Cuidados Intensivos é o cliente/paciente grave e recuperável, com risco iminente de morte, sujeitos à instabilidade das funções vitais, requerendo assistência de enfermagem e médica permanente e especializada.
B) Paciente de Cuidado Mínimo é o cliente/paciente grave e irrecuperável, sujeito à instabilidade das funções vitais e minimamente em condições de vida, ou seja, pacientes terminais.
C) Paciente de Cuidado Máximo é o cliente/paciente em cuidados paliativos, que precisam de maior cuidado e ventilação artificial.
D) Não existe essa classificação nos documentos do COFEN, mas, sim a determinação da carga horária do enfermeiro e a dimensão de enfermeiros por turnos de trabalhos em unidades assistenciais de acordo com a quantidade de leitos da unidade e do serviço de saúde e não da complexidade dos clientes/pacientes.
E) Paciente em Cuidados Paliativos é o mesmo que um cliente/paciente que está fisicamente insuficiente ao autocuidado e precisa ser encaminhado para unidade de terapia intensiva.