Entre as coisas de que a criança gosta está o brincar, que é um dos seus direitos. O brincar é uma ação livre, que surge a qualquer hora, iniciada e conduzida pela criança; dá prazer, não exige como condição um produto final; relaxa, envolve, ensina regras, linguagens, desenvolve habilidades e introduz a criança no mundo imaginário.
Tizuko Morchida Kishimoto. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: Anais do I Seminário Nacional Currículo em Movimento perspectivas atuais. Belo Horizonte, nov./2010. Internet: <www.portal.mec.gov.br>.
Consoante o texto precedente, a respeito dos conceitos sobre jogo e brincadeira, em suas intervenções pedagógicas, o professor de educação física deve
A) promover tempo e espaço livre e mediado para as crianças, com objetivo de observar e conhecer melhor o grupo com que trabalha.
B) planejar atividades variadas, mas sempre controladas, bem estruturadas e com objetivos pautados apenas nos programas institucionais.
C) propor sempre atividades de trabalho, eliminando por completo brincadeiras que desvirtuem esse propósito.
D) eliminar atividades repetitivas de trabalho pedagógico, garantindo que a necessidade de brincar das crianças seja respeitada.
E) priorizar as atividades recreativas tradicionais no tempo livre, garantindo a preservação e adaptação das crianças na cultura local.