O uso do jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse, no processo de ensino-aprendizagem da criança. Considerando que a criança aprende de modo intuitivo, adquire noções espontâneas em processos interativos, envolvendo suas cognições, afetividades, corpo e interações sociais, o jogo desempenha um papel de grande relevância no desenvolvimento, ao permitir que:
A) A criança potencialize sua própria aprendizagem sem a necessidade de orientação ou metodologias pedagógicas
B) A criança desenvolva a ação intencional, a construção de representações mentais, a manipulação de objetos e o desempenho de ações sensório-motoras e as trocas de interações.
C) A criança entenda o jogo como elemento lúdico e que será importante saber separar o momento de brincar e do aprender.
D) A criança por meio do jogo adquira a capacidade de decidir o tipo de brincadeira ou jogo que deve ser jogado na escola.
E) A criança desenvolva a criatividade, assim, atrapalhando o aprimoramento das funções motoras, pois, ao assumir o lúdico, a criança está conectada apenas com a diversão, o prazer e a criatividade.