Educação Física Escolar
A inclusão da dimensão cultural dos conteúdos na educação física escolar tem influência positiva no desenvolvimento da proposta metodológica, permitindo a criação de atividades de ensino e aprendizagem, como o registro e a transformação de regras de jogos e esportes, a adaptação de espaços e equipamentos escolares, a pesquisa de campo e bibliográfica, a apreciação de vídeos e filmes, a formulação de entrevistas para investigar outras culturas ou outros períodos históricos e a troca de repertório com outros grupos de contextos socioculturais diversos (como aprender sobre jogos indígenas, por exemplo).
Tomando como exemplo o futebol, esse avanço metodológico pode compreender, por exemplo, as seguintes atividades: jogar futebol na quadra, na grama, na areia, no pátio; pesquisar e ouvir músicas brasileiras sobre o futebol; desenhar, pintar e fazer esculturas sobre situações do jogo; organizar equipes em subgrupos; escolher nomes e desenhar símbolos para as equipes; jogar futebol de botão; entrevistar ex-jogadores profissionais; ouvir a gravação de transmissões de jogos no rádio de diversas épocas; compor hinos e gritos de guerra das equipes; pesquisar e adaptar regras oficiais; compreender as funções dos treinadores, massagistas, juízes e bandeirinhas; assistir a filmes sobre o futebol; jogar futebol.
Evidentemente, para que tudo isso seja possível, pode ser necessário o envolvimento de vários outros educadores da comunidade escolar além do professor de Educação Física, como a professora de classe, os funcionários da escola, os pais, a professora de artes plásticas, a coordenação pedagógica, de modo que a organização do tempo e do espaço escolar torne possível o desenvolvimento de toda essa sequência de atividades, de forma sistematizada, registrada em todas as etapas, avaliada permanentemente, e desenvolvida com a participação ativa das crianças.
Dessa forma, as crianças podem aprender a jogar futebol, além de uma série de aspectos atitudinais e culturais de uma modalidade esportiva tão significativa no nosso ambiente sociocultural. Podem, ainda, desenvolver uma série de competências de pesquisa, registro, expressão e comunicação de ideias e sentimentos e de apreciação e resolução de problemas e desafios de diversas ordens.
Nesse contexto, a construção de parcerias didáticas com outras disciplinas e com outros atores do cotidiano escolar pode desempenhar um papel muito importante para enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos sem que os momentos de vivência e aprendizagem corporal sejam esquecidos e contribuir para uma melhoria dos projetos políticos pedagógicos das escolas para que sejam flexibilizados e oxigenados.
Essa metodologia de projetos constitui uma ferramenta extremamente rica para que a Educação Física escolar possa continuar se desenvolvendo nos aspectos didáticos e pedagógicos, abordando as diversas dimensões de conteúdos de sua área de conhecimento, ampliando as possibilidades de aprendizagem de crianças e jovens e garantindo a manutenção dos avanços e conquistas arduamente construídos pelos educadores.
Adaptado. Disponível em: https://bit.ly/34oiEdF.