Habilidade motora
Disponível em: https://bit.ly/33825Bf (adaptado).
A aquisição de uma determinada habilidade motora e o seu refinamento são ações específicas e relacionadas ao contexto no qual esses processos ocorrem. Esse contexto, por sua vez, é composto por fatores que influenciam no comportamento motor do aprendiz, de modo a definir uma resposta de acordo com as informações detectadas no meio e utilizadas na execução da ação. Assim, é correto afirmar que os estágios do processo de aprendizagem motora dizem respeito à aquisição e ao controle da coordenação motora.
No primeiro estágio do processo de aprendizagem motora, o aprendiz adquire o padrão de coordenação. Assim, a aprendizagem motora primeiramente consiste na aquisição de características topológicas apropriadas do corpo e dos membros. A prática leva a uma escala refinada de movimentos relativos, com escala ótima, refletindo em uma performance habilidosa do indivíduo. Para isso, inicialmente, o congelamento de parte dos graus de liberdade restringe as possibilidades de movimentação.
À medida que começa a dominar a tarefa, o aprendiz vai ganhando gradualmente mais liberdade, de forma que consiga agir com maior flexibilidade, de acordo com as demandas ambientais. Somente quando adquire autonomia na realização da ação, o aprendiz apresenta movimentos com mais facilidade, podendo ter maior quantidade de articulações envolvidas no movimento desejado. O padrão de eventos neuromusculares e mecânicos, que caracterizam uma tarefa desempenhada habilidosamente por um sistema com muitos graus de liberdade, é o que define a coordenação motora.
Os graus de liberdade motora podem estar relacionados com a liberdade de escolha de uma direção de movimento entre uma variedade de caminhos disponíveis. Assim, quanto maior o número de graus de liberdade disponíveis, maior a necessidade de coordenação para o controle da ação. Entretanto, a preocupação central no início da aprendizagem motora de qualquer habilidade é o domínio da estrutura global da ação.
A estrutura global da ação refere-se ao padrão geral de coordenação motora, com uma correta organização entre os movimentos dos segmentos corporais envolvidos. Sendo assim, à medida que o aprendiz vai alcançando a proficiência, a partir da coordenação dos movimentos, ele vai também adquirindo maior controle das ações de maneira eficiente, com menor gasto de energia, demonstrando autonomia no controle eficaz do próprio corpo.
A coordenação eficiente dos segmentos corporais envolvidos na realização de uma tarefa reflete a capacidade de controle e utilização dos graus de liberdade. Esse progresso, em nível de proficiência da tarefa, implica um avanço nos estágios de desenvolvimento e aprendizagem motora.
Leia o texto 'Habilidade motora' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo:
I. A coordenação eficiente dos segmentos corporais envolvidos na realização de uma tarefa reflete a capacidade de controle e utilização dos graus de liberdade, como se pode perceber a partir da análise dos dados e informações do texto.
II. De acordo com as informações do texto, pode-se inferir que, apenas quando se adquire autonomia na realização de uma ação, o aprendiz apresenta movimentos com mais facilidade, podendo ter maior quantidade de articulações envolvidas no movimento desejado.
III. A estrutura global da ação motora refere-se ao padrão geral de coordenação fina do indivíduo, desvinculada da organização entre os movimentos dos segmentos corporais envolvidos e condicionada à disponibilidade de micronutrientes da formação genética do indivíduo, como se pode concluir a partir da análise das informações do texto.
Marque a alternativa CORRETA:
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...