O futsal é o nome internacional usado para o esporte conhecido como futebol de salão. A modalidade tem passado por transformações em suas regras, a fim de tornar-se cada vez mais dinâmica e atraente para o público e os meios de comunicação.
Com relação ao jogo, existe uma divisão em relação às posições dos jogadores e às suas características principais. O pivô, por exemplo,
A) pode denominar-se direito ou esquerdo, segundo a posição que ocupa na quadra. A lateralidade dos jogadores determina a existência de um lado dominante e outro fraco. Deve apresentar bom preparo físico, boa condução de bola e saber explorar espaços vazios.
B) é o jogador geralmente mais recuado, à exceção do arqueiro, predominando a função de defesa sobre a de atacante finalizador. Deve apresentar senso de distribuição de jogo, ser bom passador e coordenador das jogadas.
C) é responsável por realizar o balanço defensivo e assumir a função de primeiro elemento da estratégia ofensiva, em especial no lançamento de rápidos contra-ataques. Deve possuir boa colocação, agilidade, ousadia, flexibilidade, atenção e precisão nos lançamentos com as mãos.
D) é um jogador que se caracteriza pela sua posição mais avançada e que, muitas vezes, joga de costas para a baliza. Predomina no jogo ofensivo e, sobretudo, finalizador. Deve ser forte no jogo 1 x 1 e / ou saber distribuir as jogadas, podendo também realizar ações de finalização.