Em busca de um corpo bonito e saudável, milhares de pessoas lotam diariamente as academias. Um dos maiores objetivos desses praticantes de exercícios físicos é a hipertrofia muscular, ou seja, o aumento dos músculos corporais. A musculação e uma dieta nutricionalmente adequada são essenciais para o desenvolvimento muscular.
Com relação à influência da alimentação na hipertrofia muscular, assinale a alternativa correta.
A) As vitaminas e os minerais participam dos processos ligados ao metabolismo, ao crescimento, à contração e à reparação muscular e contribuem para a defesa antioxidante, o ritmo cardíaco, o transporte de oxigênio, a saúde dos ossos, a resposta imune, a condução dos impulsos nervosos, entre outras funções.
B) As proteínas são fundamentais no ganho dos músculos, pois funcionam como fonte de energia e poupam a utilização das reservas de carboidratos como combustível energético. As principais fontes proteicas para atletas são: aveia, feijão, batata-doce, batata-inglesa, frutas, pães e massas integrais e arroz branco e integral.
C) O lipídio é o principal macronutriente relacionado ao ganho muscular, por apresentar funções energéticas, enzimáticas e estruturais, sendo precursor de hormônios e auxiliar no aumento da imunidade.
D) Carboidratos são aminoácidos que devem fazer parte da alimentação de quem busca um físico perfeito. Funcionam como fonte de energia, sem o pico glicêmico das proteínas, e participam da formação de hormônios inclusive dos anabólicos, que aumentam a massa muscular.