Analise o fragmento a seguir:
O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) ressalta que a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nessa concepção, o movimento humano está sempre inserido no âmbito da cultura e não se limita a um deslocamento espaço-temporal de um segmento corporal ou de um corpo todo. Nas aulas, as práticas corporais devem ser abordadas como fenômeno cultural dinâmico, diversificado, pluridimensional, singular e contraditório. Desse modo, é possível assegurar aos alunos a (re)construção de um conjunto de conhecimentos que permitam ampliar sua consciência a respeito de seus movimentos e dos recursos para o cuidado de si e dos outros e desenvolver autonomia para apropriação e utilização da cultura corporal de movimento em diversas finalidades humanas, favorecendo sua participação de forma confiante e autoral na sociedade. É fundamental frisar que a Educação Física oferece uma série de possibilidades para enriquecer a experiência das crianças, jovens e adultos na Educação Básica, permitindo o acesso a um vasto universo cultural. Esse universo compreende saberes corporais, experiências estéticas, emotivas, lúdicas e agonistas, que se inscrevem, mas não se restringem, à racionalidade típica dos saberes científicos que, comumente, orienta as práticas pedagógicas na escola. Experimentar e analisar as diferentes formas de expressão que não se alicerçam apenas nessa racionalidade é uma das potencialidades desse componente na Educação Básica. Para além da vivência, a experiência efetiva das práticas corporais oportuniza aos alunos participar, de forma autônoma, em contextos de lazer e saúde. Fonte: BRASIL, 2018.
De acordo com o texto, o objetivo da educação física escolar é
A) propiciar a vivência de atividades com o propósito de desenvolver o máximo da capacidade física de todos os praticantes, uma vez que essa área do conhecimento lida com a educação do físico.
B) treinar as habilidades motoras básicas e, posteriormente, as complexas, visando a um maior rendimento esportivo do aluno, a hipercompetitividade e a seletividade dos praticantes.
C) provocar nos alunos o entendimento de corpo (que se relaciona dentro de um contexto cultural) e de organismo (sistema estritamente fisiológico) como sinônimos.
D) possibilitar o acesso aos jogos, danças, lutas, ginásticas, esportes e às práticas corporais de aventura, valorizando a performance e os anseios individuais.
E) possibilitar a vivência da corporeidade, valendo-se de amplo repertório de práticas corporais, fomentando a participação em contextos de lazer, ampliando as redes de sociabilidade e promoção da saúde.