Analise o trecho abaixo:
A avaliação pode e deve oferecer ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática, no que se refere à escolha de competências, objetivos, conteúdos e estratégias. Ela auxilia na compreensão de quais aspectos devem ser revistos, ajustados ou reconhecidos como adequados para o processo de aprendizagem individual e de todo o grupo de alunos.
Fonte: DARIDO; SOUZA JUNIOR. Para ensinar educação física: possibilidade de intervenção na escola. Campinas: Papirus, 2007, p. 22.
Analisando esse tipo de avaliação, conclui-se que os alunos devem ser avaliados
A) de forma a não observar a participação, a conduta, o empenho e, o mais importante, o desenvolvimento do aluno ao longo do tempo. Toda a avaliação deve ser resumida a um único dia, sem que haja interesse em saber se o aluno está se sentindo bem ou mal na hora do teste. O que importa é um ótimo desempenho, pois a sua média bimestral será decidida ali, naquele momento.
B) de forma sistemática por meio da observação das situações de vivência, de perguntas e respostas formuladas durante as aulas; de forma específica, em provas, pesquisas relatórios, apresentações etc. Para que os alunos com dificuldades em algumas formas de expressão não sejam prejudicados pelo tipo de avaliação, é muito importante que existam diferentes formas de verificação.
C) com o intuito de selecionar e rotular os estudantes a partir de critérios quantitativos, sendo feita somente no final de um período predeterminado pela instituição, constituindo-se num momento terminal, visto que não oferece elementos para ajudar no processo de aprendizagem do aluno. A metodologia de aprendizagem se dá através da aquisição e do aperfeiçoamento de técnicas e habilidades transmitidas pelo professor.
D) priorizando a classificação do aluno, que acontece a partir do processo corretivo, ou seja, eliminando-se a subjetividade, evitando, assim, que se cometam injustiças na contagem de erros e acertos. Nessa concepção, o professor será sempre o que sabe, e o aluno será sempre o que não sabe.
E) de forma que o professor se preocupe em transmitir conhecimentos ao aluno, que, por sua vez, aprende de forma passiva; através de uma prova atribui-se ao aluno uma nota fria, verificando-se apenas as habilidades cognitivas.