Questão número 684319

Marque a alternativa que tem uma das muitas histórias das lendas do folclore Brasileiro.

    A) Diz a lenda que tudo surgiu graças a dois amantes, Morotí e Pitá. Morotí queria testar seu parceiro jogando sua pulseira favorita no rio para ver se ele era capaz de buscá-la, e assim o fez. Mas Pitá não voltou à tona. Depois de uma longa espera, Morotí, num ato de desespero, também submergiu para procurar o corpo de seu amado e, assim como seu parceiro, nunca mais saiu da água. Infelizmente, a tribo entendeu que o casal havia encontrado a morte no rio. Mas ao amanhecer, viram uma estranha flor flutuando perto da praia, onde encontraram a bela Morotí nas pétalas brancas e o ousado Pitá nas vermelhas.

    B) Diz a lenda que o líder de uma tribo guarani chamado Acá Hâtá era um homem violento, injusto e cruel, que ninguém queria. O fato é que, por lei, para nomear um novo rei, era preciso morrer o que estava no trono. Fartos de suas injustiças, decidiram matá-lo e o enterraram perto de uma cabana. Com o fim dos maus tratos, nomearam o homem mais verdadeiro da tribo como seu novo líder e ficaram aliviados por terem se libertado do péssimo tratamento de Aca Hâta. Mas, como punição por suas ações violentas, eles não se libertaram completamente do velho líder, porque na terra onde o enterraram, uma grama espessa e dura cresceu, capaz de ferir qualquer um que ousasse andar sobre ela. Foi assim que recebeu o nome de “palha brava”.

    C) Segundo contam, Carão era um jovem muito bonito que gostava de festas e dança. Ele era um bom filho, caráter alegre, que amava muito a sua mãe, a quem dedicou todo o seu cuidado, já que ela estava com a saúde muito frágil. Mas, numa noite, a saúde dela piorou e Carão decidiu procurar a ajuda de um médico, mas nunca chegou ao seu destino. No caminho viu que havia uma festa e, depois de dar uma olhada no local, uma bela mulher roubou completamente sua atenção. Ele dançou com ela até que um amigo chegou, dandolhe a notícia da morte de sua mãe. A culpa recaiu sobre ele, e não havia consolo que pudesse apaziguar seu sofrimento. Alterando sua personalidade alegre, ele começou a chorar, até que suas roupas se tornaram penas desgastadas, e seu corpo foi transformado num pássaro que hoje leva o seu nome: o Carão.

    D) Um guarani chamado Isondú era o jovem mais atlético e atraente de sua tribo e, embora isso o fizesse receber o afeto das mulheres, também provocava o sentimento contrário nos homens. Os homens, não conseguindo superá-lo em todas as suas habilidades, decidiram preparar-lhe uma armadilha e se livrar dele. Uma noite, quando caminhava na escuridão da selva, ele caiu na emboscada e foi atacado com armas e golpes até ser morto. Assim que Isondú soltou seu último suspiro, as gotas de sangue de suas feridas ergueram-se para o céu e começaram a brilhar, iluminando toda a floresta com suas pequenas luzes. Isondú morreu, mas sua beleza perdurou naqueles vaga-lumes que vemos hoje como uma canção de vitória diante dos invejosos que não sabem se alegrar com as alegrias dos outros.

    E) Segundo a lenda, um menino baixinho de cabelos vermelhos, cuja característica principal são os pés virados para trás, que servem para enganar invasores que erram o caminho ao seguir suas pegadas na floresta. Os indígenas acreditavam que ele aterrorizava aqueles que entravam na floresta para caçar ou derrubar árvores. Uma forma dele atormentar os caçadores é assoviar sem parar. Para fugir dele, é preciso dar um nó em um pedaço de cipó. Agora, acha-lo por conta própria na floresta é quase impossível, já seus pés ao contrário sempre enganam sobre seu caminho.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...