Emília Ferreiro é uma das autoras mais influentes no campo de estudos sobre como as crianças aprendem por meio de sistemas de interpretação da escrita e da leitura. De acordo com a teoria dessa autora,
A) no desenvolvimento da leitura e da escrita, há uma construção de princípios organizadores que são derivados unicamente da experiência externa
B) o modo correto de se considerar a escrita infantil consiste em atentar apenas aos aspectos gráficos das produções, como a qualidade do traço e a distribuição espacial.
C) no nível alfabético, para as crianças, escrever significa reproduzir os traços típicos da escrita; nessa fase, elas tentam reproduzir a maneira de escrever com que estão acostumadas em seu dia a dia.
D) a escrita silábica é o resultado de um dos esquemas mais importantes e complexos que se constroem durante o desenvolvimento da leitura e da escrita.
E) no nível pré-silábico, marcado pela transição entre a hipótese silábica e a alfabética, a criança começa a perceber que precisa fazer uma análise que vá além da sílaba.