Figura 8A2-I
A figura a seguir ilustra o ciclo entre planejamento, implementação, monitoramento e avaliação como estratégia de gestão educacional.
Ainda considerando a figura 8A2-I e o processo de planejamento e de planejamento participativo, assinale a opção correta.
A) O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando uma questão de fé e lógica.
B) O planejamento atende à especificidade de suas funções ao realizar a diagnose e a análise da realidade, a definição de objetivos e metas e o estabelecimento de atividades a serem desenvolvidas.
C) As organizações são classificadas em três níveis: o estratégico, o tático e o operacional; neste último, o planejamento é desenvolvido a longo prazo, por haver um grau de certeza maior e uma execução mais simples.
D) O planejamento é privilégio de um grupo gestor que irá coordenar uma ação coletiva dos indivíduos, devendo acontecer de forma que a decisão do gestor oriente a participação nas responsabilidades do processo de ensino-aprendizagem.
E) O planejamento não deve ser um compromisso político do professor, pois isso envolveria individualidades no fazer pedagógico do educador que repensa o ensino, conferindo um significado dúbio à prática docente.