Assim como a educação em geral, a supervisão pode ser exercida no sentido da inspeção e do controle ou no sentido da emancipação e autonomia dos sujeitos. No que diz respeito à supervisão embasada na emancipação e autonomia do sujeito, é correto afirmar que
A) essa atividade é considerada como ação de acompanhamento da atividade profissional ou institucional com uma intencionalidade orientadora, formativa e transformadora.
B) o supervisor deve assumir o papel de regulador do processo profissional inspecionando e controlando as atividades dos profissionais da educação com o objetivo de alcançar maior produtividade.
C) a supervisão, sendo uma atividade a ser exercida nos contextos de educação formal, tem o papel de fazer cumprir as regras estipuladas pela organização com o foco principal na formação de pessoas capazes de obedecê-las.
D) o supervisor, ao assumir o papel de fiscalizador das regras institucionais, deve prezar pela vigilância dos atores envolvidos no processo educacional, contribuindo para a formação das pessoas.
E) a atividade do supervisor está diretamente relacionada com os executores do processo educacional (professores e ou instrutores), ou seja, com o processo de ensino, sem visar a atividades dos educandos ou o processo de aprendizagem.