A) apresentam uma proposta de integração curricular que ignora as especificidades de cada área do conhecimento ou disciplina, pois o foco está a serviço do desenvolvimento de objetivos que definem capacidades.
B) propõem uma organização didática por área e por ciclo, procurando garantir coerência entre os pressupostos teóricos, os objetivos e os conteúdos, mediante sua operacionalização em orientações didáticas e critérios de avaliação.
C) apresentam propostas curriculares organizadas em disciplinas e(ou) áreas que se traduzem em temas, desprezando a integração entre as áreas de conhecimento em função da importância de cada disciplina.
D) propõem como temas transversais a ética, a saúde, o meio ambiente, a orientação sexual e a pluralidade cultural, que devem ser implantados como disciplinas a serem criadas de acordo com as necessidades de cada escola.
E) apresentam os conteúdos descritos de tal forma que, em cada ano ou série, deve trabalhar determinado tema, não sendo possível sua adequação às particularidades dos estados, municípios e ou escolas.