Retomando as grandes temáticas os anos iniciais do Ensino Fundamental, pode-se dizer que as habilidades trabalham com diferentes graus de complexidade, mas o objetivo primordial é o reconhecimento do Eu, do Outro e do Nós. Este processo é desenvolvido nesta disciplina de modo a promover:
A) Parte da busca do conhecimento de si, das referências imediatas do círculo pessoal, da noção de comunidade e da vida em sociedade, posteriormente, por meio da relação diferenciada entre sujeitos e objetos, é possível separar o Eu do Outro.
B) Parte da evidenciação da multiplicidade de existências e formas culturais de vida para que possa relativizar a perspectiva eurocêntrica de modo que o aluno pode conhecer melhor o Outro, e consequentemente, Eu.
C) Parte da descrição material da vida humana em diferentes tempos e sociedades, sempre realizando comparações, desse modo, percebe-se que o Eu é distinto do Outro ainda que seja central.
D) Parte da evidencia que há um processo evolutivo que refina os modos de vida de cada cultura e sociedade humana no tempo, de modo que o Eu é um ponto neste processo, que tem início no Outro.