Não é raro ouvirmos os alunos dizerem que preferem estudar quaisquer das disciplinas constantes no programa curricular no lugar de História (...) Mas desperta nossa curiosidade o porquê de tanta rejeição para uma disciplina tão relacionada à vida, ao mundo, às transformações visíveis entre as gerações (SANTOS, 2000, p. 71). Santos sinaliza a possibilidade de algumas frentes de trabalho, numa perspectiva multiculturalista que podem reverter esse quadro de rejeição dos estudantes no processo de ensino-aprendizagem de História. Marque a alternativa que ATENDE a essa perspectiva:
A) Centralizar as aulas em exposições oratórias, entremeadas pelo livro didático.
B) Criar cardápios de aulas recheadas com rodízio de datas, nomes, relação entre causa e consequências dos processos sociais.
C) Desenvolver o senso crítico dos estudantes, estimulando a reflexão sobre os valores do seu tempo, de outros tempos, sobre a sociedade de consumo e a falta de projetos coletivos de convivência.
D) Apresentar esquemas, quadros sinópticos e narrativas descritivas sobre o que aconteceu nos tempos idos, sem se debater, refletir e pensar.
E) Despertar a afetividade pela História através da obediência e disciplina nas aulas expositivas.