Para Libâneo (1994), o plano de aula é um detalhamento do plano de ensino. Na sua elaboração, deve-se levar em consideração que a aula é um período de tempo variável. Dificilmente completamos numa só aula o desenvolvimento de uma unidade ou tópico de unidade, pois o processo de ensino e aprendizagem se compõe de uma sequência articulada de fases. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as fases do plano de aula, segundo o autor:
A) Preparação e apresentação de objetivos, conteúdos e tarefas; desenvolvimento da matéria nova; consolidação (fixação, exercícios, recapitulação, sistematização); aplicação; avaliação.
B) Objetivos e tarefas da escola democrática; exigências dos planos e programas oficiais; condições prévias dos alunos para a aprendizagem; princípios e condições do processo de transmissão e assimilação ativa dos conteúdos.
C) Contextualização, problematização, interdisciplinaridade, instrumentalização, adequação dos conteúdos e técnicas à fase de desenvolvimento cognitivo dos alunos, dialogicidade, aplicação dos conhecimentos, habilidades e atitudes.
D) Objetivos, justificativa, conteúdos, metodologia, condições de trabalho, recursos materiais e humanos, avaliação e bibliografia.
E) Objetivos, conteúdos, metodologia, recursos, avaliação, bibliografia e anexos.