Leia o texto abaixo. O tempo é sempre colocado como um problema a ser enfrentado pela equipe escolar. Falta tempo para se ensinar tudo o que é necessário, falta tempo para um convívio escolar mais intenso, falta tempo para trabalhar coletivamente, seja no planejamento das atividades escolares, seja dentro da sala de aula. Falta tempo para ouvir os alunos, os pais, prestar atenção neles. Falta tempo, finalmente, para olhar para o próprio trabalho e para redirecioná-lo.
(Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília. MEC/SEF, 1998.).
A este respeito, assinale a alternativa correta.
A) A garantia de jornadas diárias mais longas para os alunos e de horários especiais para o trabalho conjunto dos professores são metas dissociadas da qualidade de ensino.
B) O professor não tem papel de orientador do uso do tempo.
C) A organização do planejamento das aulas reduz a improvisação que, muitas vezes, é um dos fatores da falta de tempo.
D) O aluno precisa aprender a controlar o tempo de realização de suas atividades, ou seja, deve ser arbitrado a respeito de como e quando atuar na escola.