Um ponto importante abordado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) está da didática do professor de Geografia para uma aprendizagem mais eficaz. Nesse sentido é função da atuação docente:
A) Se ater ao livro didático, preparado para ser suficiente em relação a outros métodos de ensino, e deve segui-lo à risca, juntamente com as atividades propostas que ele contém.
B) Realizar aulas expositivas ou leituras de textos do livro didático, e também deve trabalhar de forma mais dinâmica e instigante para os alunos, através de situações que problematizem os diferentes espaços geográficos materializados em paisagens, lugares, regiões e territórios.
C) Realizar apenas aulas expositivas e debates, metodologia de ensino comprovadamente eficaz e suficiente para o ensino de Geografia, pois forma a criticidade do aluno.
D) Sair completamente do padrão aula expositiva e textos do livro didático, focando-se exclusivamente na metodologia ativa, uma vez que é a vivência do aluno através de situações que problematizem as questões geográficas é que contempla a absorção de conteúdo.