A cartografia é uma linguagem que possibilita sintetizar informações, expressar conhecimentos, sempre envolvendo a produção do espaço. A forma mais usual de se trabalhar com a linguagem gráfica nas escolas é por meio de situações em que os alunos têm que copiar, colorir mapas, escrever nomes de rios, cidades, memorizar informações neles. Entretanto, esse tratamento não garante a construção do conhecimento necessário, pois é preciso:
A) Que os alunos se prendam exclusivamente a aparelhos eletrônicos que são suficientes para construir a noção de espaço e proporção do território.
B) Explorar o raciocínio crítico e lógico para que em situações de análises cartográficas o aluno consiga, espontaneamente, interpretar símbolos e signos.
C) Ensinar os alunos a se localizarem por meio da natureza e dos recursos que ela oferece, com suporte de material cartográfico impresso, uma vez que aparelhos de projeção não são confiáveis.
D) Partir da ideia de que a linguagem gráfica é um sistema de símbolos que envolve proporcionalidade, usos de signos ordenados e técnicas de projeção.