Ao elaborar registros ou anotações depois das aulas, o docente torna possível a reflexão sobre o que aconteceu em classe e é capaz de identificar as conquistas da turma e os conteúdos que ainda precisam ser mais bem trabalhados. Sobre a importância dos registros como parte da avaliação em sala de aula, cumpre assinalar que:
A) É fundamental registrar as discussões críticas da turma, isto é, as observações das próprias crianças sobre o processo de ensino e aprendizagem, uma vez que isso permite construir o círculo da qualidade de ensino que consiste em planejar, realizar, documentar, analisar e replanejar.
B) O professor deve se ater somente aos registros com características basicamente burocráticas. São os que contêm apenas os temas abordados, as presenças e as faltas.
C) O docente deve apenas anotar os registros em sua base de dados e não deve inserir essa prática na rotina de sala de aula, uma vez que os registros são realizados apenas como procedimento técnico da escola.
D) Tais documentos não devem ser compartilhados com a coordenação pedagógica e a comunidade, uma vez que são voltados exclusivamente para o uso do docente.